Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição "Modos de vestir na belle époque carioca"
Início do conteúdo da página

Exposição "Modos de vestir na belle époque carioca"

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 17h38 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2018, 11h55

A exposição tem a intenção de apresentar a diversidade das formas adotadas pelo vestuário de moda entre os anos 1900 e 1914 no Rio de Janeiro. Para povoar os diferentes ambientes do Museu Casa de Rui Barbosa, foram imaginados personagens com índole, caráter social e localização temporal próprios, em situações forjadas como "ensaios de figurino" realizados por professores e alunos dos cursos de Bacharelado em Artes Visuais (habilitação em Figurino e Indumentária) e de Tecnologia em Produção de Vestuário da Faculdade SENAI/CETIQT.

Ao longo do percurso expositivo, diferentes modalidades da prática do figurino podem ser apreciadas. Na área íntima estão expostas peças com caráter naturalista, confeccionadas com tecidos semelhantes aos usados no início do século XX, em uma proposta mais próxima dos produtos audiovisuais. Nas áreas social e de trabalho, a vertente é mais autoral e alegórica, com roupas construídas exclusivamente em papel. A área final, composta pela sala de jantar, sala de almoço e área de serviço, abriga figurinos criados sob a ótica da criação teatral, inspirados na peça "A Capital Federal" de Artur Azevedo.

O porão acolhe uma mostra dos processos de pesquisa, concepção e desenvolvimento das peças criadas especialmente para esta exposição, em registros visuais e textos que explicam as etapas e as diferentes dimensões do figurino.

"Modos de vestir na belle époque carioca" apresenta trajes masculinos, femininos e infantis que dialogam com o espaço em que estão dispostos tanto no sentido estético quanto no funcional. A decoração e o uso de cada cômodo se refletem no corte, nas formas, nas cores e nos materiais das peças expostas, demonstrando as principais influências do período em relação às escolhas estéticas e comportamentais da sociedade carioca.

A intervenção estará aberta ao público até o dia 8 de novembro nos seguintes horários: 3ª a 6ª, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h e toda última terça-feira do mês até às 20h. A entrada custa R$2,00 (menores de 10 anos e maiores de 65 anos não pagam ingresso) e é franca aos domingos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página