Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dossiê: “As Cortes de Cádiz e a Constituição de 1812”
Início do conteúdo da página

Dossiê: “As Cortes de Cádiz e a Constituição de 1812”

Publicado: Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00 | Última atualização em Segunda, 30 de Novembro de -0001, 00h00

A HIB- Revista de História Ibero-Americana faz uma convocatória para a publicação de artigos sobre os significados das Cortes de Cádiz e a Constituição de 1812 num contexto amplo no tocante à periodificação, aos espaços gráficos e às perspectivas temáticas. 

As Cortes de Cádiz e a Constituição de 1812 constituem uma experiência histórica fundamental nas origens dos regimes liberais do espaço ibero-americano. Por essa razão foram objeto de um renovado debate historiográfico sobre seu sentido na história espanhola e nas independências hispano-americanas. 

O Bicentenário da Constituição de 1812 coincide com um momento mundial e ibero-americano, no qual os princípios enunciados adquiriram cada vez mais relevância, especialmente aqueles da cidadania e da democracia. Os antigos enfoques simplistas a respeito do "fracasso" desses conceitos na história política ibero-americana passaram a adquirir uma nova riqueza e complexidade, que este Bicentenário convida a reforçar. 

O prazo final para o recebimento de textos é 6 DE JANEIRO DE 2012. Serão aceitos trabalhos em espanhol, português e inglês, e os textos deverão ser enviados para o e-mail pbernedo@universia.net ou fpurcell@hib.universia.net . As normas de envio de textos podem ser consultadas em http://revistahistoria.universia.net

registrado em:
Fim do conteúdo da página